Atividades Extras

Oferecemos atividades extras desde o Berçário I até o Pré II de acordo com a faixa etária sempre buscando integrar as mesmas ao projeto pedagógico anual.
Berçários I e II

Além da estimulação motora diária, as crianças do Berçário I Berçário II contam com:

• Educação Física - Atividade desenvolvida por profissional de Educação Física

A Educação Física assume um papel extremamente significativo na Educação Infantil, pois é através do brincar que a criança explora seu corpo, interage com outros corpos e desenvolve seu crescimento cognitivo e motor.

• Estimulação Musical - Atividade desenvolvida por profissional de Educação Musical

Por seu poder criador e libertador, a música torna-se um poderoso recurso educativo a ser utilizado na Pré-Escola. É preciso que a criança seja habituada a expressar-se musicalmente desde os primeiros anos de sua vida, para que a música venha a se constituir numa faculdade permanente de seu ser.
A música representa uma importante fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade para a criança. Assim, na Educação Infantil os fatos musicais devem induzir ações, comportamentos motores e gestuais (ritmos marcados caminhando, batidos com as mãos, e até mesmo falados), inseparáveis da educação perceptiva propriamente dita.

Maternal I

Além das atividades de Educação Física e Estimulação Musical, no Maternal I as crianças passam a ter uma vez por semana atividade de Expressão Corporal.

Atividade desenvolvida por Professora de Dança

A dança enquanto processo educacional contribui para o desenvolvimento corporal harmônico aprimorando as habilidades básicas e os padrões fundamentais do movimento no desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo. O uso da dança como prática pedagógica favorece a criatividade, além de favorecer no processo de construção de conhecimento.

As atividades são trabalhadas através de jogos cantados e algumas brincadeiras orientadas a fim de desenvolverem habilidades como coordenação motora, ritmo, equilíbrio, flexibilidade, agilidade, percepção auditiva, atenção e concentração, orientação espaço-temporal e lateralidade.

Maternal II, Pré I e Pré II

Nas turmas de Maternal II, Pré I e Pré II as crianças têm além das atividades de Educação Física, Estimulação Musical e Expressão Corporal, as crianças passam a ter também:

A capoeira auxiliará na ampliação das diferentes qualidades físicas e dinâmicas do movimento, pois são freqüentes as situações em que os alunos são convidados a simularem movimentos que começarão de naturais, a exemplo da ginga, que nada mais é do que uma variação do ato de andar, até situações de maior elaboração técnica, melhorando a condição do andar, correr, pular, trepar, equilibrar, rolar, além de trabalhar força, velocidade, resistência e flexibilidade, aliado a um suporte lúdico, que é fator preponderante para a prática da capoeira e nas intervenções pedagógicas com crianças de 0 a 6 anos.

• Informática - Atividade desenvolvida por profissional com formação em Pedagogia com especialização em Psicopedagogia

Um dos objetivos da introdução dos computadores na vida das crianças é que esta tecnologia estimule suas mentes e potencialize seu desenvolvimento intelectual, paralelamente ao seu desenvolvimento psicossocial, uma vez que sua coordenação motora está se estabelecendo concomitantemente a seus gostos e relações sociais.

• Inglês - Atividade desenvolvida por Professora de Inglês e com suporte do método Idiomagic (http://idiomagic.net

Na aprendizagem de idiomas, quanto antes melhor. As crianças aprendem brincando, pronunciam sem inibições, com naturalidade, e retém melhor tudo o que foi aprendido.

• Culinária - Atividade desenvolvida pela professora de cada turma.

A atividade tem como objetivo trabalhar conceitos de linguagem, matemática e ciências através de diferentes alimentos.

• Jardinagem - Atividade desenvolvida pela professora de cada turma.

A atividade tem como objetivo trabalhar conceitos de ciências através de plantio e manutenção de vegetais.